Nossos visitantes

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Guerra do Paraguai - duas explicações

TEXTO I
"[O progresso paraguaio] começou a preocupar a metrópole inglesa. [...] A própria metrópole via-se desafiada por um exemplo que, frutificado, poderia abalar seu domínio. As causas da Guerra do Paraguai, crescendo desde o início do século, adquiriram contornos nítidos na medida em que o povo guarani consolidava seu progresso. Os bons resultados que [o Paraguai] [...] obteve nas relações internacionais [...] serão anulados sob quaisquer pretextos, para que um país economicamente emancipado não abale o equilíbrio na Bacia do Prata. Um equilíbrio que significava manter o domínio do capital inglês sobre os dois mais importantes países da América do Sul, Brasil e Argentina." (CHIAVENATO, José Julio. Genocídio americano: a Guerra do Paraguai. São Paulo: Brasiliense, 1982. p. 81)
TEXTO II "A Guerra do Paraguai foi fruto das contradições platinas, tendo como razão última a consolidação dos Estados nacionais na região. Essas contradições se cristalizaram em torno da Guerra Civil Uruguaia iniciada com o apoio do governo argentino aos sublevados, na qual o Brasil interveio e o Paraguai também. Contudo, isso não significa que o conflito fosse a única saída para o difícil quadro regional. A guerra era uma das opções possíveis, que acabou por se concretizar, uma vez que interessava a todos os Estados envolvidos. Seus governantes,tendo por base informações parciais ou falsas do contexto platino e do inimigo potencial, anteviram um conflito rápido , no qual seus objetivos seriam alcançados com o menor custo possível. [...]" (DORATIOTO,Francisco. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 93)
QUESTÕES: a) Os dois documentos acima, tratam-se de textos historiográficos. Identifique os autores e os títulos de suas respectivas obras. b)Como a eclosão da Guerra do Paraguai é explicada no primeiro texto? c) Qual o fator apontado como responsável pelo conflito no segundo texto? d) As duas visões sobre a Guerra do Paraguai são complementares ou contraditórias? Justifique:

Um comentário: